Consultoria em Social Media

Atuar em mídias sociais sem um objetivo mensurável, um plano de trabalho fundamentado por dados consistentes, além de avaliações frequentes dos resultados, pode não trazer resultados e gerar  frustração para marcas.

Para suprir essa dificuldade enfrentada por marcas iniciantes no online e pequenas agências, me especializei na inteligência de dados digitais para estruturação de planos de atuação em mídias sociais. Mais sobre minha trajetória está disponível em meu LinkedIn.

Conheça abaixo quais tipos de consultoria ofereço para marcas que desejam aprimorar sua atuação em mídias sociais:

    1. PESQUISA + PLANEJAMENTO
    • Pesquisa em Mídias Sociais

    Levantamentos de dados no ambiente digital, visando recolher informações para uma audiência, um mercado e um trabalho em execução, para estruturação de um planejamento em Mídias Sociais.

    A pesquisa pode incluir até cinco itens: monitoramento, análise de perfis, benchmarking, pesquisa comportamental e análise de redes, que são incluídos de acordo com a necessidade e/ou volume de dados disponível.

    • Planejamento em mídias sociais:

    Criação de planos estratégicos para atuação de marcas em mídias sociais, feita com base nas informações recolhidas na etapa de pesquisa.

    O planejamento incluí definição das frentes de atuação nas mídias sociais, estratégias de conteúdo para cada mídia social, estratégias de Social Ads, propostas de ações pontuais, bem como escolha das métricas de avaliação mais indicadas para avaliação do plano proposto e metas a serem atingidas, de acordo com os objetivos da marca.

    1. PLANEJAMENTO

    O Planejamento para atuação em mídias sociais pode ser estruturado sem a etapa prévia de pesquisa. Indicado quando há restrição de tempo para criação do plano, não há dados para análise ou estes podem ser obtidos de outra forma. Nestas circunstâncias, o planejamento é baseado no briefing e inclui os mesmos itens do planejamento + pesquisa.

    1. AVALIAÇÃO DE TRABALHO

    Semelhante à pesquisa, a avaliação de trabalho pode incluir até cinco itens de análise (os mesmos citados acima). Indicada quando há necessidade de avaliação geral de um trabalho conduzido em mídias sociais para resolver problemas ou encontrar oportunidades, sem necessidade de refazer um planejamento em execução. As análises geram insights para adequar o plano.

    1. SEGMENTOS DE PESQUISA

    Cada um dos cinco itens da pesquisa pode ser realizado de forma separada, para avaliar pontos específicos de um trabalho em mídias sociais.

    • 4.1. Monitoramento e inteligência de dados:

    Monitoramento de palavras (nome da marca / termo referente ao mercado) para avaliar saúde da marca em mídias sociais, conteúdo do diálogo, temas recorrentes, mídias sociais mais utilizadas pelo público, perfil do público (gênero, faixa etária) e padrões de comportamento (dias e horários).

    Também pode ser aplicada para analisar desempenho de campanhas e avaliações sobre produtos e serviços.

    • 4.2. Análise de perfis em mídias sociais:

    Análises de perfis e páginas em mídias sociais (página de Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Google Plus, Foursquare, Blog ou canal de Youtube).

    Esta análise aponta problemas como audiência desqualificada ou limitada, conteúdos ineficazes ou pouco aproveitados, origem da audiência, crescimento total e por segmentos da audiência, tráfego com páginas externas, além de gerar insights sobre a estratégia de atuação como um todo, com base no perfil do público.

    Possuo ampla experiência com Facebook Insights, Twitter Analytics, Twitter Audience Insights, Youtube Analytics, LinkedIn Analytics e SocialBakers.

    • 4.3. Pesquisa comportamental de audiência:

    Estudos qualitativos tomando como base o comportamento discursivo/expressivo dos usuários de mídias sociais. Tal metodologia pode ser aplicada para criação de estratégias de conteúdo assertivas.

    • 4.4. Pesquisa benchmarking:

    Levantamento do histórico de ações e estratégias de marcas concorrentes em mídias sociais, análise de sua atuação, análise de saúde da marca e share of voice.

    • 4.5. Análise de Redes Sociais (SNA):

    Manipulação e análise de grafos dinâmicos para visualização das relações entre indivíduos e os conteúdos que (re)produzem em mídias sociais. Metodologia aplicada para compreender grupos de interesse, usuários influentes, audiências em comum entre diversas páginas de Facebook, entre outras aplicações visando compreender um público e definir estratégias de atuação. Aplica-se principalmente em Facebook e Twitter.

    Descrevo neste texto algumas de suas possíveis aplicações em Facebook.


Sua marca se deseja aprimorar sua atuação em mídias sociais? Vamos conversar e trabalhar juntos para atingir grandes resultados.

Estou à disposição no e-mail jpbeluci@gmail.com.

Anúncios