Curta ‘Café Rubatto’

Café Rubatto

“Nem sempre estamos aonde nossos corpos estão. Cada um, estando em um mesmo ambiente físico, pode estar com seus pensamentos em lugares completamente distintos. Isto, muitas vezes, gera inúmeras interpretações de um único momento do binônimo espaço-tempo.”

Café Rubatto é um foto-filme musical, produzido em 2010, para a disciplina Projeto em Produção Sonora, pelo curso de Midialogia da UNICAMP. O projeto foi concebido por um grupo de quatro pessoas, sendo eu o principal responsável pela Direção de Som, além de co-produzir o roteiro e atuar como assistência de direção durante a etapa de produção.

A ideia é contar uma história apenas utilizando o recurso do som como guia para a narrativa. Não há falas, apenas música, e ela é o bastante para compreender o filme. Para conseguir esse resultado, passamos o roteiro para dois compositores do curso de Música da UNICAMP, Pedro Destro e Lucas Bohn, que criaram a trilha sonora a ser utilizada no filme. Dividida em quatro partes, cada uma procurava passar um sentimento que estaria em foco em cada uma das quatro cenas do filmes.

Trabalhei em todo o processo de gravação e edição da trilha em estúdio, sendo assessorado também pelos compositores. Após a trilha ser concluída, gravamos o vídeo em locação, utilizando a música para coordenar o movimento dos atores e a duração das ações.

O curta-metragem pode ser assistido na íntegra:

Anúncios